sábado, 31 de março de 2012

Intimidade virtual















Ás vezes eu me pego pensando em você
Nas coisas boas que podemos fazer
E nas muitas que apenas simulamos



Foi bom ver você na minha tela
Tão moderno é o nosso encontro dentro dela
Nem te toco, nem sinto teu cheiro
Mas te olho, te acompanho...
Tu me segues
Eu te sigo...
E assim, entregues estamos



Talvez seja mais fácil assim
És um amigo tao querido pra mim
E eu me pego sorrindo
Das nossas peripécias
Diálogos e trocas de profunda intimidade
Onde nos conectamos um ao outro
E nos desvinculamos de nossas realidades...



Salvador, 31.03.12

domingo, 25 de março de 2012

No terreno da liberdade















Eu posso pensar em você
E no mesmo instante estar ao seu lado
Seja você um ídolo da minha juventude
Um ícone da minnha geração
Um simples meteoro que passou
E jamais vai voltar novamente

Não somos totalemente livres
A não ser no terreno da nossa mente...

A consciência que liberta
Não está à venda
E não podemos encomendá-la na internet
Nem conquistá-la com um clique de mouse

O mundo muda embaixo do meu nariz
E eu continuo a acreditar nas coisas boas de antigamente
Na confiança
De que tudo pode se tornar melhor...

E reinvidico para mim essa liberdade de voar
Acima das dores humanas
Acima das ilusões
No terreno vasto da liberdade
Não sei ao certo até onde ele vai
Sei que o piso e continuo
Olhando pro infinito....

Salvador, 25/03/12   18h 14 min

Bom de ler esse poema ouvindo o Morten Harket


Por que temos medo de amar?


Eu faria melhor se falasse disso por meio da poesia... Mas vamos lá, isso não dá pra ser tão sintético assim. Você pode ouvir Monte Castelo, pra entrar na sintonia!
Pense bem, qual foi a última vez que você amou alguém? Quando seu filh@ nasceu? Quando se envolveu com alguém especial? Quando, heim?
Toda vez que pensamos em "amar", parece que soa como um "acontecimento" marcante na vida da gente e não uma coisa natural e que deveria ser mais frequente, né? Para amar precisamos reduzir nossos muros pessoais e eliminar de vez nossas trincheiras emocionais! A imagem acima me reporta ao amor... O que ela diz a você?
Amar não é fácil! Mas não é fácil por que? Porque estabelecemos uma série de pré-requisitos? E nesses pré-requisitos ninguém merece mais o nosso amor? É isso?
Bom, meu coração, meus braços, minha mente estão abertos para o amor. Não apenas o amor dos amantes. Mas o amor dos amigos, das pessoas, das conversas e das latitudes (não pense que escrevi errado...é latitude mesmo...sem fronteiras). Um amor irrestrito, sabe?
E quem quiser me amar, que me ame também! Pelos meus defeitos (ninguém é perfeito, é?), pelas minhas qualidades, pelas coisas que me fazem singular. E eu farei o mesmo. Eu tenho tempo e disposição para o amor! Eu tenho espaço e pertinência para o amor... e eu até tenho alguma paciênica, imagine!!! Não fique me achando uma pessoa deseperada por alguma coisa. Eu tou muito bem amando a mim mesma também! Porque se você não se ama na medida de sua necessidade, certamente terá dificuldade em amar os outros também!
A família não é o único reduto do amor e das afeições verdadeiras! Os laços de sangue são uma premissa, mas não existem limites para as teias afetivas. Agora cada um de nós de certa forma escolhe até onde vai, até onde para... Tipo assim: "Sou feliz com minha família, estou complet@!" Não acredito nisso. Quando nos deixamos livres para amar tudo e tod@s, isso vai crescendo... crescendo! E aí, nos liberamos do apego! Porque o apego, o ciúme e a posse não são "formas" de demonstrar amor! Que nada! Apego, ciúme e posse são sentimentos relacionados ao medo! E quem ama não tem medo! Tem?
Ah, tanta gente já falou coisas lindas e emotivas sobre o amor... Eu mesma fiz milhares de poemas falando de paixão... mas de amor mesmo, pouco escrevi! De paixão eu entendo um bocado. Tanto que sei examente diferenciá-las!!!! Paixão é envolver sentimentos complexos... é querer tudo que se dá de volta. Preferencialmente em doses ainda maiores! Amor não tem isso! Não ficamos lá esperando nada! O verdadeiro amor não cobra!
E assim, com esse sentimento de amor saindo por todos os poros é que concluo : não espere que alguém venha até você e te dê o amor que você acha que precisa. Ame as pessoas de perto de você. Sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho... E seja gentil e paciente com tod@s... Não importa se as pessoas não serão assim com você! Não quero saber se o mundo é perverso! Eu não sou perversa e fim! Não importa se muita gente está perdendo a educação e o respeito! Eu não perderei nunca a educação e o respeito! Importa que eu faça o que acho importante e bacana. Que não espere que façam isso por mim, entende?
Então, diposto a amar mais? Começe com um sorriso... sorria pras pessoas... elas podem devolver o osorriso ou não... Não espere que devolvam. Apenas sorria por estar tão bem com você mesm@!! E irradie amor! Do seu jeito! A vida fica mais bonita quando atribuímos beleza a ela!
Você conseguiu sentir empatia nesse texto? Pois é... não dá pra gente viver sozinh@... precisamos uns do outros! E todas as pessoas podem ser contagiada com o nosso amor!
Onde está esse amor todo? Oxe, procure dentro de você e ache! Porque você é um dínamo do amor!
Ahhhhhhhhh...respire fundo e se comprometa : amar mais a paritr de agora! Sem limites, sem amarras e sem tempo pra acabar!
Não gosto de tudo que est´escrito na Bíblia. Mas acho muito bacana essa parte, ó:
Coríntios 13
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

segunda-feira, 19 de março de 2012

Distâncias virtuais

Estou pensando nas distâncias que nos separam
Nas coisas inauditas
Nãos mais acreditas
Que somos tão individualistas...







Eu amo a lua presa no céu
Nas noites de voz e violão
Sinto a Terra girando
Sinto que somos uma espécie de pião...

Roda, gira, vai e volta...
Grande é a emoção
De saber que todo mundo tem uma permissão
Pra dizer sim e sentir não...

Eu amo o sol preso no céu
Nos dias quentes de nuvens poucas
Loucas são as bocas que não se tocam, mas se querem...

Nuas são as suas palavras no celular
Ditas pra despistar...
Como despidas de senso e investidas de tédio
São as mensagens que trocamos virtualmente
Frio é o calor que não se sente...
Deve ser assim pra sempre?

Salvador, 19/03/12

Puvindo muito Adele...

quinta-feira, 15 de março de 2012

A vida é dividida em episódios - Mais de Bauman


Acabei de ver o vídeo com Bauman http://www.youtube.com/watch?v=POZcBNo-D4Aà medida que ele discorria, de forma clara e trasnparente sobre aspectos de fragmaentação da vida humana, fui fazendo um esforço para não apenas acompanhar seu pensamento, mas inferir sobre ele.


E vou me pegando concordando com o que ele vai dizendo, assim, sem meias-voltas.
"A vida é dividida em episódios" por si só já dá o que relfexionar... E o episódio que vivemos hoje é um constructo complexo e permeável, não é?


E essas formas de vida "atrativas e tentadoras" que buscamos ter/copiar/comprar/merecer não pode ser receitada e adquirida na farmácia da esquina... Na mudança da sociedade de produção para a sociedade de consumo, o que realmente ganhamos e o que perdemos?


Ele pergunta e eu "repergunto" : "Qual é a mudança mais duradoura que vai influenciar nossos netos/próximas gerações/?" Sei não, mas talvez seja a forma como se multiplicam as conexões, as relAções e as interdependêcnias. Porque, finalmente, estamos todos conectados uns aos outros. Por mais individuais que aparentemente pareçamos... Isso também serve de reflexão...


"Estamos todos no mesmo barco". O barco da concetividade e da virtualidade. Da instantaneidade... Da quebras dos laços afetivos e da proximidade das comunidades e vidas virtuais.


Quando ele fala que a natureza sofre com a "gestão humana", eu penso paralelamente que essa gestão nos levará um dia ao caos... Caminhamos pra lá...e eu sou otimista, viu?


E o que seria essa "Ágora moderna"? Sei não, você sabe? (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora)

Bauman acredita que a modernidade começa com a revolução que deixa pra traz a personificação da individualidade e abre, para todos e em rede nacional nossos segredos... Não é assim atualmente? Estou eu aqui de prova, com um blog cheio de referências autobiográficas... Uma rede de amigos no Facebook de não sei quantos amigos... E fotos inúmeras lá expostas, pros amigos verem. Aliás, não sinto essa solidão das redes sociais porque não estou conctada a ela somente. Mas concordo que é muito mais simples "conectar" ou "desconectar" um pseudo amigo virtual do que lidar com as "dores e delícias" de um amigo do real.


Então,mesmo estando completamente inserida nos laços humanos virtualizados, valorizo os de verdade. Para mim a vida não está em rede, mas está sim, como Bauman afirma, para uma grande maioria de jovens. Esses que já nascem com chip na cabeça... on line, lógico!

Press delete e acabe com um amigo indesejável...simples assim....

Solidão e multidão convidendo dentro e fora de nós o tempo todos. E é tudo tão ambivalente! E aí ele cai em dois "valores essenciais" : segurança e liberdade... "Segurança sem liberdade é escravidão"... É mesmo né?? Lembra da última greve da Polícia Militar?? Que loucura, minha gente! Pensa nisso à luz de Bauman...
E " liberdade sem segurança é o caos"... Vivemos o caos...e nem sei até que ponto estamos realmente fora dele... Mas eu sou otimista...temos que lembrar disso....

Enfim, buscamos a felicidade. E não existe fórmula... A vida de Sócrates foi perfeita pra ele... Mas cada um de nós tem que seguir o seu caminho, não o dos outros.... Porque para "cada ser humano há um mundo perfeito feito especialmente feito para el@."

Acho que o grande lance de bons autores, é essa simplicidade com que dizem as coisas complexas. Na entrevista, Bauman é um velhinho de sombrancelhas enormes (no sentido de volumosas), agitando um cachimbo de vez em quando. Um pacato velhinho metade careca... Com uma voz forte e pausada. Dava pra entender muita coisa sem a legenda... Mas o mais importante, o mais importante mesmo é esse episódio de amanhã... Porque o de hoje já foi escrito...E está quase se inserindo no passado.

Salvador, 15/03/12 19:40

Homens pós-modernos - Capítulo 1


Economizei o 13º e mais umas economias durante o ano inteiro. Deixei de ir a várias coisas....Happy hours principalmente. Apesar de acreditar que essas coisas favorecem a socialização, tinha chegado a conclusão que o pessoal do meu trabalho, a maioria casados, não ajudava em nada o meu plano de sair da solidão de uma vez por todas.
Finalmente eu tinha os cinco mil euros necessários pro meu sonho de consumo... Abri o site e fui minunciosamente escolhendo... Tinha de todos os tipos e gostos e com todas as especificações possíveis... As fotos do produto eram de uma qualidade!!! Parecia um troço meio tridimensional, sei lá!
Tinha uma opção, um pouco mais cara, onde você podia escolher o seu produto a partir de características já existentes... era uma espécie de quebra-cabeças... Você pegava o rosto de um, a boca do outro e ia montando... Tentei isso, mas criei uma criatura muito bizarra e decidi por um modelo pré-pronto...
O modelo era loiro, olhos azuis, 1,86 m, falando 6 idiomas, vegetariano, espirituaista... Incorporei a sua memória todos os estilos de filme que gosto, meus autores preferidos, habilidades artísticas, espírito de avenura... Ah, o cara também tinha uma performance romântica e tiver que pagar mais R$ 500,00 pra meu modelo vir com um kit de funções sexuais das mais variadas... De sexo tântrico a todas posições do Kama Sutra e massagens profundas... Conclui o pedido... e começei a sonhar com a chegada do meu modelo experimental... Um protótipo humano... Desenvolvido na mais alta tecnologia e importado da ... Ops, não posso contar!
Duas semanas de expectativas depois, chegou meu "homem"... Ele não veio numa caixa, como imaginei. Veio de avião, desembarcou no aeroporto, como todo mundo. Era tão perfeitamente humano que eu pensei : isso não pode estar acontecendo!!! Eu esperava uma espécie de boneco que simulava vida... Mas estava ali na minha frente uma pessoa... Com memória, passado, cheiro, apetite, tudo!!! E tava bom, viu??? Tinha tudo que eu pedi... e eu doida pra testar o kit extra, né?
Saímos de noite pra enocntrar meus amigos e apresentei o "meu ciber-homem" pra todo mundo como um amigo... Até o Português ele falava com sotaque, como solicitei. Eu tocava nele de vez em quando pra entender que maravilha tecnológica era aquela... Rapaz, aquilo era pele... transpirava e tudo mais... Por cerca de 12 mil reais eu não poderia ter adquirido algo tão maravilhosamente perfeito! Era um sonho!!!!
Na primeira noite em que ele foi dormir lá em casa, conversamos.
- Me explica como você funciona. Cadê seu manual de instruções? Como você come, bebe e age tão perfeitamente como um humano, heim?? Tou besta!!Pensei que você seria de uma borracha melhorada e ia ficar parado lá na minha cama....
- Eu sou humano, princesa...
- Sei, sei... está no seu script dizer isso.... Mas me chame de "rainha"... Mas me conte... Como sua tecnologia é tão avançada?? Você tem até passaporte!!! Como é isso?
- Você não deve ter lido todas as cláusulas. Na empresa para qual trabalho, há protótipos experimentais semi-humanos... Eles são desenvolvidos com células parte humanas, parte desenvolvidas com alta tecnologia... Mas são caríssimos e precisam ser monitorados de perto.
Um brasileira adquiriu um desses e ele fará parte do nosso círculo de amizades, para que eu possa monitorá-lo...
- Sério? Compraram um desses? Eu vi... esses a gente podia botar as características físicas e psicológicas que desejasse... mas eram os olhos da cara! Nem em cem anos de economia eu poderia comprar um!
- Exatmente, querida! Ao optar por um modelo dos mais baratos, sua escolha recaiu sobre um ser humano disposto a atender às suas expectativas por um ano. Você escolheu a mim e fico feliz por isso. Estamos conciliando duas espécies de "tarefas"...
- O que? Quer dizer que eu paguei tudo aquilo pra ter você só por um ano? E ainda por cima você é humano....com vontade própria e tudo mais?
- Sim, sou... É uma espécie de contrato por um ano. E como sou humano, todas as minhas despesas de manutenção no decorrer desse período correm por sua conta! Você aceitou tudo isso...está no contrato!
- O que?? Então eu gastei todas as minhas economias pra pagar uma espécie de "garoto de aluguel" permanente por um ano? Não foi isso que eu entendi... Vou desfazer o contrato.... que absurdo!
- Calma... Não é uma relação meramente comercial. Eu sou humano e aceitei vir para cá. Vi todos os seus dados, pois o perfil que você preencheu é bem completo. Gostei de suas fotos. Não é bastante escolher e ter o humano. Com os semi-humanos também não. É um acordo, entende?
- Não, não entendo... estou me sentindo ludibriada! Pensei que eu ia ter um brinquedo em tamanho real pra toda vida... Aí vem um cara que tá aqui se "alugando"... Eu não quero isso!
- Eu não estou me alugando... Estou aqui por vontade própria também. Ao fazer o seu perfil, você também se "disponibilizou" na empresa... Lamento que não tenha lido todo o contrato...
- O que? Como assim? Era um contrato enorme, todo em inglês... eu só traduzi a primeira página e aceitei... Até onde li estava comprando...comprando, entendeu, um robô expimental e aceitando participar da "pesquisa"...
- Participar da pesquisa inclui receber humanos pra "estagiar" por um período determinado com você, querida! Lamento que você não tenha lido. Lhe restam duas opções: 1 - aceitar que não me "comprou", nem me "alugou", mas me escolheu pra viver experimentalemnte por um ano com você e que eu escolhi você por esse período. 2-Pode se recindir o contrato a qualquer momento, sem receber nada de volta.
- Desculpe, com é mesmo seu nome?
- Fred...
- Desculpe Fred...é muita informação... preciso de uma noite pra pensar... Você está aqui por que quer? Você é um homem lindo, perfeito... Por que estar fazendo parte desse "projeto" pra conviver com pessoas que nunca viu? E essa monitoração, o que é isso?
- Talvez eu esteja cansado das coisas convencionais que o mundo traz, querida. Você, por exemplo, por que buscar "comprar" um objeto se pode conquistar um homem de verdade a qualquer momento?
- Ah, meu filho...não é assim que a banda toca não... Na minha faixa de idade está cada vez mais difícil encontrar um namorado... Quem dirá um parceiro... e eu quero um parceiro, entende?
- Sim, um parceiro... sexual apenas? Pensei que você também quisesse companhia... Se sente só?
- Ah, Fred (disse supirando e parando os olhos num ponto fixo qualquer)... Eu queria muitas coisas... Façamos o seguinte... Você está aqui... Vamos aproveitar da melhor forma isso...
Vamos dormir?
- Sim, claro...antes preciso escrever um pouco na net... coisa rápida...
Sentou-se com seu notebook de última geração no colo... Eu fui tomar banho... Fiquei pensando em como seria essa experiência e realmente tentada com o que eu esperava que fosse o "meu homem"... Fred era não apenas perfeito de rosto e corpo, mas um cara centrado, buscando outras coisas na vida além do divertimento, do prazer... Sua conversa era rica de histórias e referências à espiritualidade... E eu tinha gostado dele de verdade.
Eu estava tão ansiosa que tomei um banho rapidinho... Saí do banho e presenciei uma coisa estranha... Fred rapidamete deconectou um fio do note de um pequeno furo no seu pulso...
- Não sabia que tomava banho tão rápido... (Disse ele sorrindo, com aqueles dentes perfeitos)...
- O que é isso que você desconectou do seu pulso? Você me convenceu que era humano... Captou minha confiança... Como se explica esse furinho aí no seu pulso?
- Calma, querida... (veio em minha direção... me abraçou de forma envolvente.... ajeitou um pouco meus cabelos... me ohou bem nos olhos... QUEM RESISTE A ISSO?)
- Seja lá o que você for, Fred, eu quero a verdade. Não omita, não esconda... seja você mesmo. Eu aceito você do jeito que você é...
Ele fez sinal de psiu... Sorrindo, começou novamente a acariciar meu cabelo... meu rosto... meus braços... Olhando firmemente nos meus olhos disse:
- Preciso de um tempo para confiar a você o meu passado, a minha história... Você pode confiar em mim assim mesmo?
- Posso... ( e retribuí a o carinho... carciando seu rosto másculo e perfeito)...
Salvador, 15/03/12 16:02h
Fim do capítulo 1... como disse em outros textos, tudo que escrevo ou é real (poesia) ou tem um "quê" de ficcional. No caso acima, é óbvio que uns 99,9% é ficção (risos). Me inspirei no Fred, um novo amigo francês que o CS (CouchSurfing.org) trouxe de alguma forma. A descrição física é dele... Caso um dia isso vire um roteiro (kkkk), o papel é dele, claro... Mas será que ele aceitaria???? No mais, tudo é possível... Será que não já circulam "semi-humanos" por aí???

Ás vezes precisamos cavar mais fundo...


Tem umas coisas que eu acho que só acontecem comigo... E também estão um pouco além da minha imaginação também.
Na última terça-feira de Carnaval eu encontrei com Mamy e depois de andarmos da Praça do Campo Grande até a Barra, fui tomar um banho na casa dela. Depois desci sozinha, que Mamy demora demais se re-arrumando e eu não tenho um pingo de saco pra esperar. Desci só... Mas havia umas milhares de pessoas no Farol...
Segui a Polícia Militar várias vezes. Sabe como? Ficando atrás das filas de seis, oito policiais que entram e saem pelo meio da multidão... É a coisa mais segura que existe!!!
Devo ter bebido alugma coisa... cerveja....Mas eu odeio cerveja, que fique bem claro!
De repente, eu tava meio que parada em frente ao Farol e surge um "Toinho" que começa a dançar comigo... Achei legal... É chato ficar só...
- Que incrível!! Eu conheço você!
- Mesmo? De onde? (Disse eu, achando essa uma das cantadas mais manjadas do pedaço!)
- Daqui mesmo...há três anos eu te encontrei...Você disse que ia no prédio de sua mãe e me deixou embaixo esperando... (e disse o nome correto do prédio de Mamy).
- Foi? Não me lembro de você! (Rindo, mas preocupada... chato fazer isso com alguém... não é do meu feitio... Se eu não quero mais alguém, não tem rodeio, eu digo na lata!)
- E agora o destino traz você de volta...
Eu não lembrava da história. Não lembro nem do que comi ontem, quanto mais... Mas fiquei sensibilizada... O cara era simpático, careca (gosto desse tipo especígico de careca total!), a cara do Edgar Scandurra (só que me pareceu mais jovem)... Na hora, eu sabia que ele falava e se parecia com alguém... Só não sabia quem... Diga-se de passagem que gosto do IRA, do Edgar, mas nunca fui fã... Curto apenas e não saberia reconhecer ninguém na rua... Sou pra lá de desligada dessas coisas.
- Pois é....viva o destino!
Dançamos um pouco por ali, trocamos uns beijinhos e eu esqueci que tinha que voltar pra pegar Mamy no prédio. Se lembrasse, também não poderia voltar lá. Ia traumatizar o "Edgar" (não sei mais que nome ele disse que tinha).
Fomos conversando e decidimos descansar um pouco na Praia do Porto.... Conversamos romanticamente a luz do Luar. O papo dele era ótimo... Bem humorado... Ele me disse que era músico, que morava no Rio... ou foi São Paulo... Sei lá....nunca me dei bem com cerveja...Dá uma espécie de amnésia, sabe?
Bom, encurtando a história, depois de uns amassos, eu resolvi voltar pra casa. "Edgar" estava duro (no sentido de sem grana) e eu também. Ah que chato... Ele tinha até um pacote de salgadinho...Cara prevenido!! Eu comi quase tudo... (gargalhadas)
- Preciso ir dormir... Tá frio aqui...
Imediatamente o cavalheiro "Edgar" tirou uma camisa de botão e me deu... ele vestia uma camiseta por baixo dessa... Eu tava com um body branco, que servia como maiô e uma bermuda.
- Podemos cavar um buraco e ficar no quentinho...
Achei tão bizarro aquilo... tive vontade de rir desatadamente... Ninguém nunca me convidou pra cochilar num buraco cavado na areia... Resolvi ficar um pouquinho mais. "Edgar" cavou um buraco... Me pediu ajuda e eu fiz cara de desentendida. Deitamos um pouco na areia abraçados e eu dei um cochilo... Acordei não sei quanto tempo depois...talvez minutos, não sei... E disse:
- Preciso mesmo ir...tou morrendo de frio...
E ele com ar de decepcionado:
- Eu disse pra gente cavar mais fundo...
Não peguei seu telefone... não sei o seu nome... lembro apenas que ele tinha uma voz e um jeito do Edgar Scandurra... nada mais.
Salvador, 15/03/12 14:36h

segunda-feira, 12 de março de 2012

Modernidade líquida

Talvez sejamos como bruma

Voláteis

Esparsos

Fluidos

Instantâneos...

Talvez de sólidos

Derretamos

E viremos líquido...


Nada mais parece real

Nessa avalanche mórbida do ter

Do consumir

Do pagar pra ver

E do constante desconstruir...


As famílias são gasosas

Meramente ausentes

As mídias são presentes

Frívolas e quentes...


O individual acima do coletivo

E a desumanização, nessa transição

Do antigo para o pós-moderno...


São guerras, são chaves de acesso

Para um mundo cada vez mais expresso

Impresso, nos dígitos e cifras fundamentais...


Onde não somos quem realmente somos

Mas o que representamos

Numa sociedade taxativa, exclusiva

Que impulsiona e potencializa nosso desejo estranho

De sermos relativizados ao que compramos

Ao que adquirimos

E ao que supomos que ganhamos

Deixando a consciência para trás...

Imersa numa nuvem que se precipita

Dentro da nossa vontade de ter mais...


Salvador, 12/03/12 18:00h

Precisava escrever um texto discutir na próxima aula de EDC A 33, Educação, Comunicação e Tecnologias, ministrada pela Profª Bonilla. Mas eu não consegui inspiração pra texto hoje... Paciência...

E você precisa ouvir Fake Plastic Trees...
Na versão cover...


Inspirado em:

Bauman, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.





sexta-feira, 2 de março de 2012

Desejos...

Se um desejo maior que a vontade
Se insinua e te invade
Não tema deixá-lo tomar corpo
Ressuscitar o que estava morto
Dentro das possibilidades do prazer....

Deixa crescer
Vibrar, alterar
sutilmente intumescer...
Deixa você ser eu e eu ser você...

Deixa a sua saliva molhar minha boca
Deixa que eu tire completamente a tua roupa
E que eu esqueça que o tempo existe
E que a distância e ausência se aproxima...

Diz não apenas com o olhar
Que o desejo de completar
Um ciclo de profundo encantamento
É assim, uma brisa suave
Como aquele inesquecível momento...

Ok, eu tenho que me controlar
São tantas coisas na minha vida insistindo em me testar...
E eu que acolho a liberdade na minha alma
Tenho que ser serena e calma
Quando eu gostaria de envolver... te abraçar....

Salvador, 02.03.12 18h 43 min